RSI
Home / Projectos / RSI

Rendimento Social de Inserção (RSI) é uma medida de proteção social criada com o intuito de apoiar as

famílias que se encontram situações de grave carência económica e em risco de exclusão social, constitui-se

através de um contrato de inserção de forma a apoiar todos os elementos da família no seu processo de integração social bem como no pagamento de uma prestação monetária.

 

No âmbito do protocolo estabelecido com a Segurança Social  foram acompanhadas pela Equipa RSI AJU em 2020, 208 famílias no total de 374 pessoas abrangidas pela medida de Rendimento Social de Inserção residentes nas freguesias de Alcabideche e Cascais, no concelho de Cascais.

 

Muitas destas famílias estão integradas nos diferentes projectos da AJU, permitindo assim uma intervenção mais eficaz através de um trabalho de proximidade. 

 

 Durante o ano de 2020 foram dinamizadas algumas atividades:

Desafio AJU – Cuide de Si – Durante 2 meses foram enviados semanalmente desafios que tiveram como objetivo promover hábitos de saúde e autocuidado, procurando prevenir a sensação de isolamento e solidão durante o período de confinamento nos participantes – famílias e a própria Equipa AJU.

Questionário de Interesses - Tendo como objetivo ir ao encontro das preferências das famílias acompanhadas, aplicou-se um Questionário que nos ajudou a perceber como estava a ser vivido o período de confinamento pelas nossas famílias, e que atividades gostariam de ver desenvolvidas;

Sessão de Esclarecimento: COVID 19 – Esta sessão pretendeu divulgar informações importantes sobre a pandemia e reforçar as medidas de segurança que podemos adoptar durante este período. Contou com a parceria das Enfermeiras do ACES Alcabideche e decorreu no campo de jogos da AJU (espaço amplo e semiaberto para assegurar uma ventilação adequada e distanciamento entre participantes);

Sessão de Esclarecimento: Habitação Social – Desenvolvida em parceria com a Cascais Envolvente – entidade de Gestão Social da Habitação - esta sessão pretendeu ser um espaço / tempo privilegiados para as famílias acompanhadas poderem articular / esclarecer questões que se encontravam pendentes (ex. necessidade de obras, queixas de vizinhos, atrasos no pagamento de rendas, gestão de espaços comuns, entre outros).

Sessão sobre a Gestão do Orçamento Doméstico - Atividade realizada em parceria com o gabinete Dívida Zero tendo sido (à semelhança da sessão anterior) dinamizada através da plataforma ZOOM, dando oportunidade às famílias acompanhadas de tirarem dúvidas relativamente às suas situações particulares. Disponibilizaram-se também os recursos tecnológicos/sala para a possibilidade de participação de todas as famílias;

“Vamos Brincar e Aprender" IKEA  - Iniciativa estabelecida através de um Protocolo celebrado entre a AJU e o IKEA. Pretendeu-se proporcionar momentos de brincadeira e permitir que 52 crianças (entre os 0 e 10 anos) tivessem acesso a melhores condições de estudo. Foi ainda possível doar um conjunto de secretária + cadeira a 7 famílias.

Formação Emplay – É uma ferramenta de desenvolvimento pessoal para a empregabilidade que promove a autonomização, o conhecimento na área do emprego e a integração das famílias no mercado de trabalho. Esta atividade desenvolveu-se ao longo de 5 sessões onde foram dinamizados temas como Competências digitais, Competências na Procura de Emprego, Conhecimentos sobre o mercado de trabalho, Aprendizagens ao longo da vida, Networking entre outros.

NOTÍCIAS & EVENTOS