Gabinete de Projectos

Na sequência do trabalho desenvolvido e com o objetivo de criar respostas e projetos que contribuam para uma maior dignificação das pessoas acompanhadas, a AJU criou uma Mercearia Social.

A Mercearia do Bairro pretende assim ser um espaço acolhedor onde as famílias podem escolher os bens alimentares, bebé, higiene e limpeza que necessitam, dando-lhes uma maior liberdade na escolha e permitindo igualmente a redução do desperdício alimentar.

Através de atendimentos de ação social serão atribuídos a cada família um conjunto de pontos, calculados com base nos rendimentos e agregado familiar, que serão trocados por produtos à escolha.

Os produtos disponibilizados são provenientes do Banco Alimentar contra a Fome, do Programa Cascais mais Solidário da Câmara Municipal de Cascais e de recolhas em Hipermercados.

A resposta dada é assim personalizada às necessidades de cada família levando apenas os bens de que necessitam e reduzindo o tempo de espera nas distribuições alimentares. Pretende-se criar uma maior autonomia e auto-estima nas famílias acompanhadas e aumentar o grau de satisfação das mesmas nesta reposta.

Simultaneamente são desenvolvidas sessões de formação a nível de gestão doméstica para apoiar as famílias na gestão do seu orçamento mensal.

NOTÍCIAS & EVENTOS