Gabinete Acção Social

O Gabinete de Ação Social tem como objetivo acolher, acompanhar e encaminhar situações de carência e desigualdade socioeconómica. Pretende-se que seja feito um trabalho de prevenção e reparação destas situações de modo a que, com a ajuda adequada, cada família seja agente da sua própria mudança. Através de um trabalho de proximidade, sistémico e multidisciplinar, a equipa pretende fomentar a integração, promoção comunitária e autonomização de cada família.

 

Tendo como principais objetivos a promoção integral da pessoa humana e a autonomização das famílias acompanhadas, o Gabinete de Ação Social concede 4 tipos de apoio para responder de forma adequada às necessidades e problemas de cada uma das famílias: Apoio Alimentar, Apoio para Bebé, Apoio Económico e Apoio para Medicação.

 

O Gabinete de Ação Social tem áreas de abrangência específicas, de acordo com o tipo de apoio. Para apoio alimentar ou financeiro a área de residência é um dos critérios de seleção das famílias, no entanto, o apoio para medicação (ao abrigo do Protocolo das Farmácias) e o apoio para bebé abrangem famílias residentes em qualquer localidade do Concelho de Cascais.

 

Durante o ano de 2016, à semelhança do ano anterior, a AJU manteve as inscrições abertas o ano todo, tendo recebido 101 inscrições e dado resposta a 92,01% dos pedidos solicitados.

NOTÍCIAS & EVENTOS